I Encontro de Educadores Católicos

“Para aprender os conteúdos é suficiente o computador, mas para compreender como se ama, para compreender quais são os valores e os costumes que criam harmonia na sociedade é necessário um bom professor.” (Papa Francisco).

 

Aconteceu no dia dois de junho deste ano, no auditório do Instituto Francisco de Assis/FASB, o primeiro Encontro de Educadores Católicos, cujo tema foi “A Missão do Educador Católico”. A ideia surgiu no coração do bispo diocesano, Dom Jailton de Oliveira e foi abraçada pelas Irmãs Franciscanas do Senhor, sendo a Irmã Cristina a coordenadora do evento, na oportunidade assessorada pela professora Juliana Leal Micheletti, que apoiada pelos seus ministérios manteve a espiritualidade e o entusiasmo dos participantes.

 

Foram discutidos temas relacionados à postura docente quanto ao testemunho de vida, aquisição de competências, formação continuada, planejamento das aulas e claro, como vivenciar a educação seguindo os passos do Mestre Jesus. O mediador do encontro foi o professor Me. Aerton de Carvalho, que veio do estado de Pernambuco para colaborar conosco, ele é diácono permanente e faz o seu doutoramento em Ciência da Religião. Devemos destacar que a contribuição do palestrante foi imensa, tanto para a prática educativa, quanto para a inspiração para o trabalho.

 

Mesmo tendo cunho cristão, a formação manteve também o caráter acadêmico, logo, está sendo certificada pela FASB. É relevante destacar que a partir do mesma começa a surgir uma Pastoral da Educação em nossa diocese, que será articuladora de eventos importantes para os educadores da nossa região.

 

O Bispo Dom Jailton e as Irmãs Franciscanas do Senhor aproveitam a oportunidade para agradecer a todos os que apoiaram o evento, e em especial a Editora FTD, a Nova Papelaria, os Ministérios de Louvor e Música das paróquias São Francisco de Assis e São Pedro, os colaboradores da FASB e do IFA e cada pessoa em particular que deu o seu sim para este acontecimento.

 

Paz e bem a todos!