top of page

Celebração em Ação de Graças pelos 30 Anos do IFA – Outubro 1988/2018


Em agradecimento ao Senhor da Vida pelos 30 anos de história decorridos em terras teixeirenses, a serviço da educação, foi realizada a Celebração Eucarística hoje, dia 03 de Outubro de 2018, às 7h00, com a presença de toda a comunidade escolar. Por que a celebração nesta data? Porque 04 de Outubro é Dia Mundial de Francisco de Assis, considerado irmão universal, patrono da ecologia e fundador do movimento franciscano no mundo: frades menores e capuchinhos, grupo de Santa Clara, Ordem Franciscana Secular – para leigos, centenas de famílias religiosas como, por exemplo as Franciscanas do Senhor e somando milhares de simpatizantes, inclusive de outras religiões.

A celebração foi presidida por Dom Jailton, Bispo desta Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas – BA. Na pregação, Dom Jailton, incentivou a todos os presentes a conhecerem Assis, Itália, cidade original de Francisco de Assis, pela grandiosidade do exemplo de vida que ele deixou, fazendo-se irmão de cada pessoa.

Há 800 anos, Francisco de Assis, filho de grande comerciante, possuidor de muitos bens, enfrentou os desafios de sua realidade: pouca gente com muito poder e muita gente pobre e miserável a serviço da corte, doenças, divisões sociais, entre outros. Ele teve coragem de tomar a iniciativa e demonstrar que aquela forma de vida, injusta entre o povo, não agradava a Deus. Baseado no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, ele fez daquele lugar um novo lugar, renovando os relacionamentos entre autoridades e entre o povo, garantiu um novo modo de vida social. O lema usado por ele, que perdura até hoje, é Paz e Bem!

O bispo relatou para os alunos que acabou de chegar da Europa, esteve na Itália e na Alemanha na cidade de Colônia. Com 1 milhão de habitantes, Colônia é uma cidade limpa, organizada e de vivência baseada no respeito ao próximo, pois ele viu uma criança de seis anos retornando da escola para casa, puxando a mochila e caminhando com tranquilidade. Toda a comunidade escolar foi convidada a amar esta cidade, tomando defesa dela, pela qualidade de vida ecológica integral. Juntos, podemos fazer de Teixeira um novo lugar em que se viva com respeito e fraternidade.

O Instituto Francisco de Assis, organizado pelas Irmãs Franciscanas do Senhor, na pessoa de Irmã Cristina Alves Ribeiro e demais irmãs, professores e todos os funcionários, sente-se predisposto a caminhar com esperança e alegria no serviço da educação. Certo de sua responsabilidade social no cumprimento de todas as obrigações, abraça com grandeza de alma, a exemplo de Francisco de Assis, a missão que lhe é dada: educação com qualidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page