top of page

III Concurso Interno de Redação 2019 - EFI


Escrever é sacudir o sentido do mundo!

(Roland Barthes)

O Concurso Interno de Redação do Instituto Francisco de Assis é um projeto destinado a todos os alunos de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, visando estimular a leitura, o desenvolvimento da linguagem escrita em Língua Portuguesa, o pensamento criativo e a criticidade.

O trabalho com a produção de textos tem como finalidade formar escritores competentes, capazes de produzir textos coerentes, coesos e eficazes.

Ler e produzir textos, no âmbito de uma perspectiva enunciativo-discursiva e da BNCC, são atividades que transcendem as modalidades cristalizadas da língua (oral e escrita).

Entre as competências a serem desenvolvidas no Ensino Fundamental, para desenvolver a escrita autônoma e compartilhada precisa-se planejar e produzir pequenos relatos de observação de processos, de fatos, de experiências pessoais, mantendo as características do gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. Trata-se de uma habilidade que articula a produção textual com o gênero de relatos de observação de processos e dois vetores do processo de escrita (situação/tema ou assunto). Envolve ao menos duas operações distintas: planejar e produzir, que podem ser tratadas em momentos sucessivos, e significam organizar as ideias para depois coloca-las no papel. (EF02LP14).

Outra habilidade a ser desenvolvida é criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens. que o aluno utilize de recursos de descrição e narração para criar esses textos.

Portanto é no exercício constante de ler, refletir, discutir, organizar ideias, produzir, corrigir que o escritor vai se formando e apropriando-se da linguagem.

A característica competitiva do concurso está intimamente ligada ao reconhecimento público de uma redação bem escrita, à valorização do eu, como escritor e a formação contínua de leitores. Tocando profundamente naquelas crianças que já manifestam interesse pela leitura e escrita e àquelas que tem o desejo de escrever bem.

Mirian Romania de Oliveira Tigre

Coordenadora Pedagógica – Ensino Fundamental Anos Iniciais

Pedagoga, Psicopegagoga Clinica e Institucional

Arte:

Daniel Willian Alves

Coordenador de Tecnologia - TI

Confira abaixo o Regulamento em PDF.

Regulamento 2019 - clique no link para abrir

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page