Colocando em prática as expectativas

 

Olá família, vamos continuar a nossa reflexão, orientando-se sempre para as ações concretas no espaço de vida familiar.

 

Organizando uma rotina dentro de casa

  • Manter uma rotina, preferencialmente próxima da normal, é importante para as pessoas enxergarem um ponto final e não desequilibrarem.

  • Incluir as atividades que a escola envia, no caso de crianças mais novas ensine o conteúdo sugerido. No caso do fundamental II e ensino médio incentive também as  leituras dos livros didáticos e os exercícios.

  • Intercale com outras atividades lúdicas, divertidas, se preparando com jogos, artigos para artesanato, livros e ingredientes para novas receitas. Momento importante para compartilhar juntos com os filhos essas atividades.

  • Considere conceder mais tempo de tela, computador, TV do que o normal, mas se precaver contra os maus hábitos e os abusos.

  • Mantenha um plano de dados em casa e outro de dados móveis como backup. Vale lembrar que a rede de tecnologias da informação está sobrecarregada. A qualquer momento podemos ficar sem comunicação. A rede mundial já está denunciando sobre essa questão. Importante nos resguardar com os backups.

 

Fugindo da passividade e do sedentarismo: mexa-se

 

Manter-se fisicamente ativo é fundamental para melhorar o humor: frustração, tédio, nervosismo podem surgir quando as crianças e adolescentes não estão fisicamente ativas. Procure fazer atividades coletivas e tome cuidado para não predominar o individualismo no espaço doméstico.

  • Explore seu lado criativo, às vezes pode estar oculto: aprender a cozinhar, desenhar, fazer colagem, mexer no jardim, outros.

  • Crie sua própria rotina de exercícios. Reveze com seus familiares para uma “aula de ginástica” com as músicas favoritas de cada um.

  • Ideias criativas de exercícios: como montar uma pista de obstáculos no corredor do apartamento, jogar basquete e futebol no quintal.

  • Jogos de tabuleiro, cartas, caça-palavras, quebra-cabeças, outros. Explore esses momentos para reaprender estar juntos.

  • Leitura de livros e sites de conhecimento.

  • Visitar museus online: atividade fantástica

 

Sugestão de leitura para meditar e refletir: Salmo 32: traz o perdão e facilita a capacidade de amar incondicionalmente algo ou alguém.

 

Filme para a família. Netflix e youtube

 

- Divertidamente: uma bela animação sobre as emoções e o comportamento humano.

- O menino que descobriu o vento: baseado numa história real

- Mogli: aponta para o nosso lugar no mundo e na relação com a natureza, provocando a quebra da ideia de superioridade do homem.

- Capitão fantástico (youtube): História de uma família forçada a se reintegrar na sociedade após uma década de isolamento.

 

Até a próxima postagem, Paz e Bem.

Please reload

Posts Em Destaque

Saber cuidar para novos tempos – II

29.4.2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags