XX Gincana IFA - 2018 - 4ª Tarefa
RITMOS E INFLUÊNCIAS
Nosso país é bastante rico em tradições populares e, por apresentar dimensões continentais, agrupa grupos regionais com traços culturais bastante distintos. Trabalhar com dança folclórica permite a exploração de um universo muitas vezes desconhecido para os alunos.
Essa exploração do desconhecido apresenta mais uma vantagem, que extrapola o universo educacional para atingir a condição humana: a redução do preconceito. A delimitação de um universo cultural e social remete às pessoas a um estranhamento do desconhecido. E é exatamente o não reconhecimento do outro e, ao mesmo tempo, a necessidade de afirmação de sua própria cultura, que estimula o preconceito. Logo, quando as culturas passam a serem conhecidas, a tendência ao preconceito é diminuída.
DESCRIÇÃO DA TAREFA
A equipe deverá apresentar uma dança junina própria de uma região do Brasil.
A dança deverá ser realizada por no mínimo 30 elementos da equipe. As três séries da equipe deverão estar representadas.
A região a ser retratada será decidida em sorteio.
Até o dia 25 a equipe deverá apresentar à Comissão Organizadora a letra da música ou o ritmo escolhido.
Os ensaios somente poderão iniciar após a aprovação da música e da coreografia pelos Professores Estevon e Patrícia.
Antes da apresentação, que será no dia da Festa Junina, um representante da equipe deverá explicar com breves palavras a origem da dança escolhida.
PONTUAÇÃO:
- Qualidade da música – 20 pontos
- Coreografia – 50 pontos
- Figurino – 30 pontos
- Harmonia – 50 pontos
- Ritmo – 50 pontos
TOTAL DE PONTOS – 200 pontos