top of page

IFA insere artigos científicos em aulas de Biologia


Ler artigos científicos é uma oportunidade para os alunos do Ensino Médio aprenderem sobre a linguagem da comunicação científica (estrutura e vocabulário), bem como, a forma como os cientistas usam os seus dados para construir um argumento e justificar as suas afirmações, além da forma como a ciência funciona (delinear a investigação para testar hipóteses; controlar variáveis; apresentar resultados; tirar conclusões; formular novas questões; e partir de conhecimento já existente). Ler artigos não é uma tarefa fácil para os alunos, mas eles podem achá-la inspiradora.

“Os pesquisadores dedicam anos em pesquisas, que, por vezes, não ultrapassam os limites do laboratório das Universidades, embora já tenham sido publicados em alguma revista científica da área em estudo. A desvalorização do profissional pode estar ligada a falta de incentivo a este tipo de leitura. O meu objetivo é introduzir no cotidiano dos meus alunos a leitura e interpretação de artigos, formando assim, cidadãos pensantes”, afirmou a professora de Biologia do Ensino Médio, Thaís Mendes Brito.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page