Comunicado: Covid-19

O Instituto Francisco de Assis Técnico, cumpre, mais uma vez, o importante papel social de prestar orientações sobre o enfrentamento do Covid-19 à toda comunidade escolar, conforme atualização científica e do panorama epidemiológico da pandemia.

Por que as aulas foram suspensas? Nesse momento precisamos entender a importância da proteção individual e coletiva. Não estamos de férias. Precisamos evitar aglomerações, seja na rua, nos transportes públicos ou em eventos familiares. O isolamento é necessário para evitar o contágio em massa. Também é uma forma de proteger os grupos mais vulneráveis.

Funcionamento da Escola Nossa equipe administrativa e pedagógica está em trabalho remoto no desenvolvimento de orientações e atividades acadêmicas a serem realizadas na modalidade domiciliar pelos nossos estudantes. Nesse período de isolamento não teremos atendimento ao público. Portanto, se você precisa de alguma informação ou solicitação, mande um e-mail para nossa secretaria (secretaria.ifatecnico@ifa-ba.com.br) ou uma mensagem via WhatsApp: assuntos acadêmicos (73) 99809-4800, assuntos financeiros (73) 98831-2812 e documentação e dúvidas gerais (73) 98808-4800, sendo que cada demanda será avaliada individualmente.

Solidariedade social A solidariedade é um importante valor social e ético. Neste momento de crise precisamos reafirmá-lo e entender que, embora os efeitos do Covid-19 sejam mais graves para os grupos de risco, todos nós temos o papel de cumprir e defender o isolamento social como forma de reduzir a pandemia.

Atividades On-line Como forma de nos mantermos ativos e produtivos durante essa paralização, nossos docentes elaboraram trabalhos acadêmicos para cada disciplina de cada curso técnico do IFATécnico. Todas as nossas atividades estão disponíveis no Portal do Aluno.

Orientações para o período de distanciamento social Estamos passando por uma situação repentina, precisamos nos adaptar, mesmo que temporariamente, ao que não estávamos acostumados a fazer, nossas rotinas mudaram, e temos que tentar ao máximo fazer o melhor diante disso. Nesse momento precisamos entender a importância da proteção individual e coletiva. E lembrar que não estamos de férias, então, vamos estudar! Devido a Pandemia do Coronavírus (Covid 19), todos nós tivemos que nos adaptar ao cenário que estamos vivenciando. O Ministério da Educação - MEC autorizou, por 30 dias, podendo ser prorrogável a depender das orientações emitidas pelo Ministério da saúde e pelos órgãos de saúde, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, nos limites estabelecidos pela legislação em vigor. Para realizar nossas aulas e atividades estamos usando os recursos do Sponte Educacional, plataforma implantada a mais de 5 anos no IFATécnico, para facilitar a comunicação aluno/escola, através de materiais para estudo, tarefas, trabalhos, modelo de relatório, notas e interação com os discentes.



10 dicas para um bom estudo

1. Resiliência Tenha paciência e compreensão! A oferta de disciplinas através de meios de tecnologia da informação e comunicação foi uma solução provisória diante desta pandemia, o IFATécnico está fazendo o possível para garantir o melhor processo de ensino-aprendizagem junto aos alunos e professores neste momento. É importante ressaltar que a modalidade do seu curso NÃO foi alterada, inclusive são os mesmos professores, que devido a Pandemia do Covid 19, estão neste processo de ensino-aprendizagem por meio das tecnologias da informação e comunicação conforme orientação do Ministério da Educação e Cultura - MEC. Nossos professores estão revendo/adaptando os seus planos de aulas e propondo atividades com o mesmo rigor e cuidado de quando são realizadas presencial.

2. Estude sempre no mesmo lugar Ter um local fixo para estudar em casa é a primeira estratégia para reforçar o seu hábito de estudos, isso porque sempre que você sentar neste local de estudos, seu cérebro já vai reconhecer que está na hora de estudar.

3. Organize seu material de estudo A organização do material vai evitar que você perca tempo procurando um livro ou apostila. O hábito de organizar seus materiais de estudo faz com que você acelere seu aprendizado, e não tenha motivos para adiar o estudo.

4. Afaste-se das distrações Em casa podem aparecer vários “ruídos” na hora do estudo, como celular, televisão, cachorros e etc..., afinal, a casa da gente foi feita para descansar! Mas vamos procurar um cantinho e tentar ao máximo nos concentrar que dá certo!

5. Peça apoio se preciso Como é uma situação atípica e necessitamos estar em casa, necessitamos ser maleáveis e nos adaptar a isso. A escola estará disponível online para vocês pelos meios de comunicações disponíveis, assim esclarecendo todas as dúvidas caso precise. Se tiver dificuldade de acesso no portal do aluno, entre em contato!

6. Escreva o que é importante Escreva as partes mais importantes do conteúdo apresentado para que assim possa fixá-los mais facilmente. É importante que seja escrito à mão, pois quando escrevemos, o cérebro ativa importantes funções no organismo que nos fazem recordar melhor o que foi estudado.

7. Seja responsável Acesse os materiais e as atividades disponibilizadas pelos professores no Portal do aluno, assista às aulas virtuais, responda as atividades solicitadas, faça os trabalhos solicitados. Estude!

8. Confiança Nada é em vão! Os seus e nossos esforços são para que tudo se resolva da melhor maneira possível. Vamos todos ficar bem! FIQUE EM CASA! Sair, só em casos de extrema necessidade e usando máscaras SEMPRE.

9. Bom senso Ao criar uma rotina de estudos, nunca deixe de lado um tempo de descanso e lazer. Isso será muito saudável para sua mente e corpo, ajudando você a ter o gás necessário para se dedicar.

10. Em toda dificuldade existe uma oportunidade O momento difícil que estamos vivendo nos permite refletir e vivenciar novas situações que nunca pensamos que aconteceriam. Aproveite para aprender novas maneiras de estudar, dialogar, discutir, usar recursos digitais antes desconhecidos, se organizar e questionar os velhos hábitos.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2020 por Instituto Francisco de Assis - Mantenedora: Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor